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Fevereiro 4, 2018

Você conhece o termo Plant Based Diet? Traduzindo ao pé da letra, significa uma dieta a base de plantas, mas engana-se quem pensa que nesse tipo de alimentação só se come mato!

A alimentação Plant Based é uma forma pura e limpa de se alimentar, composta apenas por alimentos de origem vegetal, englobando todos os legumes, frutas, verduras, cereais, tubérculos, leguminosas, grãos, sementes, oleaginosas e algas. Essa diversidade de grupos alimentares é capaz de nutrir de forma adequada e balanceada, sem carências ou excessos, garantindo saúde, vitalidade, proteção e disposição. Quanto mais simples, menos processada, menos focada em nutrientes isolados em si, mais nutritiva será sua alimentação.

Muitos consideram esses alimentos apenas “acompanhamentos” para pratos principais, mas dentro desse tipo de alimentação ganham destaque e trabalham em sinergia, garantindo sabor, textura e, claro, o aporte necessário e ideal de nutrientes.

Os alimentos de origem vegetal são muito ricos em fibras, compostos bioativos, antioxidantes e micronutrientes, que são capazes de atuar na neutralização dos radicais livres, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar no controle das taxas de colesterol e ainda converter substâncias cancerígenas em sua forma inativa. Dessa forma, ao mesmo tempo que ela fornece substâncias que combatem estímulos nocivos que podem promover algumas doenças, ela também nos oferece substâncias que são consideradas protetoras e promotoras da saúde.  Por isso que é crescente o apoio de entidades e referências em medicina e estilo de vida que promovem esse tipo de alimentação. O foco primordial da prática alimentar Plant Based não é tratar doenças, mas sim atuar como uma ferramenta preventiva de alguns quadros, além de conservar o meio ambiente e demonstrar respeito aos animais.

Por Alessandra Luglio, nutricionista eco-consciente.

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