Castanha de caju pode ser uma grande aliada da dieta
Tempo de Leitura: 4 minutos Saiba mais sobre a castanha de caju esse superalimento e aproveite seus benefícios! A castanha de caju é o fruto […]
Saiba mais sobre a castanha de caju esse superalimento e aproveite seus benefícios!
A castanha de caju é o fruto do caju, proveniente do cajueiro, árvore que necessita de clima quente e úmido para prosperar. Nada mais natural que, aqui no Brasil, seja um alimento típico do nordeste, região perfeita para seu cultivo.
Ela pertence a família das oleaginosas e divide diversos benefícios nutricionais com outros integrantes dessa família, como as nozes, amêndoas, castanha do Brasil, entre outros.
A castanha de caju é tipicamente consumida torrada aqui no nosso país, porém existem diversas outras formas de consumi-la, como em formato de leite vegetal e também de pastas, para comer com fruta, passar no pão, como recheio de tapioca e até de colherada, como uma deliciosa sobremesa.
Veja abaixo seus principais benefícios nutricionais:
– Rica em gorduras insaturadas, que também são conhecidas como gorduras saudáveis, proporcionando benefícios para a saúde cardiovascular, ao auxiliar no controle do LDL, o colesterol ruim
– Fonte de fibra, nutriente muito importante tanto para a saúde do coração quanto para controle da glicemia, funcionamento intestinal e até perda de peso
– Excelente aporte de vitaminas e minerais em geral, como magnésio, manganês, ferro, zinco e vitamina. Esses micronutrientes atuam no fortalecimento da imunidade, saúde de pele, unhas e cabelo, entre outros.
– Importante fonte de antioxidantes, como polifenóis e carotenoides, que neutralizam os radicais livres e ajudam na prevenção do envelhecimento celular precoce. Esse processo é importante para nossa saúde, mas também desempenha benefícios estéticos.
Excelentes benefícios, né? Mas a melhor parte vem agora…além de super saudável, as castanhas são deliciosas e super versáteis no momento do consumo!
Separamos algumas dicas de como inclui-las na sua rotina e aproveitar todos seus benefícios:
Formas de consumo
– Torradinha, na hora do aperitivo
– Com frutas secas e outras nuts, para o lanchinho intermediário
– Em forma de pasta, recheando uma tapioca ou por cima de uma panqueca doce
– Por cima da salada de frutas, com granola ou aveia
– Como ingrediente culinário, para dar mais cremosidade em molhos, cremes e sopas
– Batida ou em forma de pasta, como base para um patê
– Triturada, para dar crocância as suas saladas e sopas
– Por conta de sua cremosidade, é excelente para dar uma textura aveludada a molhos e cremes.
– Optando pelas versões com sabores adocicados, adoçantes naturais ou açúcar de coco, pode ser uma sobremesa saudável ou matar aquela vontade de doce
Apesar de todos seus benefícios, vale lembrar que a castanha de caju é um alimento calórico, devido ao seu alto teor de gorduras. Mesmo essa gordura sendo uma gordura boa, não deixa de fornecer calorias e, seu consumo excessivo, podem prejudicar o processo de emagrecimento. O ideal é que não ultrapasse 30g por dia ou conforme orientação do profissional nutricionista.
Outro ponto de atenção é que as castanhas não devem ser consumidas cruas, pois contém uma substância chamada urushiol, que é inativada com o calor. Portanto, ao consumir crua, existe o risco de alergias, inflamações e intoxicação. Fique atento!
Gostou? Conheça nossa linha completa de produtos. Todos sem lactose, sem glúten e sem adição de açúcar. Experimente!
Texto escrito por: Marcela Worcemann Nutricionista Esportiva e Plant Based CRN3: 47052