Final de ano e alimentação: saiba como fazer boas escolhas

Tempo de Leitura: 5 minutos Final de ano chegando e com ele chegam também grandes manobras para encaixar na agenda todas as confraternizações, happy hours, […]

final de ano

Final de ano chegando e com ele chegam também grandes manobras para encaixar na agenda todas as confraternizações, happy hours, amigos secretos e encontros com as nossas diferentes turmas e grupos sociais.

Porém, muitas vezes, tudo isso é acompanhado de alimentação sem qualidade, excesso de álcool, falta de sono e pouca prática de exercício físico…combinação perfeita pra ganho de peso, perda de qualidade de vida e queda na imunidade!

Entretanto, esses encontros e confraternizações não precisam estar atrelados ao sentimento de culpa pelas escorregadas na alimentação, basta procurar fazer boas escolhas e manter o equilíbrio. Para facilitar essa missão, separamos algumas dicas! Veja só:

Mantenha a rotina

rotina final de ano

Muitas pessoas são adeptas do efeito “já que” e esse é um dos piores erros que podemos cometer tanto para o emagrecimento quanto para a qualidade de vida.

É aquela famosa atitude: “Já que” hoje a noite tem amigo secreto, não vou na academia. “Já que” hoje a noite tem happy hour, não vou seguir a dieta no almoço e assim por diante. Quanto mais exceções abrimos, mais longe ficamos do nosso objetivo. Seguindo esse raciocínio, o que seria uma refeição off se torna um dia off e muitas vezes uma semana off também.

Portanto, siga sua rotina normalmente até o momento do evento e assim o impacto dessa exceção será muito pequeno.

Qualidade x quantidade

alimentação final de ano

Essa é uma regrinha super simples e que ajuda muito! Sempre que não tiver controle sobre a qualidade da sua refeição, controle então a quantidade.

Por exemplo: a confraternização é em um bar que só tem fritura? Procure então comer uma quantidade menor do que comeria. O amigo secreto é em um restaurante que tem buffet de salada? Não precisa se preocupar tanto com a quantidade, consuma o quanto estiver com vontade!

Hidratação

hidratação final de ano

Procure não descuidar da hidratação, tanto durante o evento social quanto depois.

Durante o evento, reveze água com sua outra escolha de bebida. Essa estratégia vai te ajudar a consumir menos bebidas alcoólicas ou açucaradas e evitar a temida ressaca.

Já depois do evento, se manter bem hidratado vai ajudar seu organismo a processar melhor os extras consumidos. É normal se sentir mais inchado ou estufado após uma refeição mais pesada ou após consumir bebidas alcoólicas. Isso não quer dizer que a pessoa engordou, mas sim que está com mais retenção hídrica e a hidratação pode ajudar bastante

 

Faça boas escolhas dentro do possível

boas escolhas final do ano

Não adianta, sua alimentação em uma festa ou bar não vai ser perfeita. Mas lembre-se que as coisas não precisam ser 8 ou 80 e isso depende apenas de você!

Um ponto importante é sempre analisar as opções do cardápio para buscar algo que seja gostoso e tenha também um certo valor nutricional.

Opções que tenham algum ingrediente vegetal são sempre uma boa pedida! Opções assadas no lugar das fritas, também! Tentar combinar opções de proteína com carboidrato também podem ajudar a manter o equilíbrio da refeição e ainda promover maior sensação de saciedade

Bônus: dicas de petiscos em bares e botecos

  •  Porção de palmito ou azeitona
  • Homus e mengenaiush
  • Mandioca ou batata assadas
  • Bruschetta
  • Tremoço
  • Amendoim simples e castanhas
  • Torrada com azeite
  • Caponata de berinjela

 

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Texto escrito por:
Marcela Worcemann 
Nutricionista Esportiva e Plant Based
CRN3: 47052

Nutricionista Marcela Worcemman

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