Vamos falar sobre stevia!

Tempo de Leitura: 4 minutos A stevia é um adoçante 100% natural extraído a partir de uma planta chamada Stevia Reubaudiana. Para algumas pessoas, a […]

A stevia é um adoçante 100% natural extraído a partir de uma planta chamada Stevia Reubaudiana. Para algumas pessoas, a stevia pode ser um novidade, mas na verdade, essa planta tem sido usada para adoçar bebidas e chás desde o século XVI.

Veja aqui o vídeo da Dra. Marcela sobre a stevia

video dra Marcela

Vantagens da Stevia:

É considerado um adoçante não nutritivo, mas isso não quer dizer que não seja saudável. Essa é apenas uma nomenclatura que significa que a stevia não possui macronutrientes (como carboidrato, proteína e gordura), nem calorias. Isso é uma grande vantagem quando comparada ao açúcar, já que ela possui poder adoçante de 100 a 300x maior que o açúcar, porém sem agregar calorias as preparações, alimentos e bebida.

Outro ponto importante é que, justamente pelos motivos citados acima, a stevia não tem impacto na glicemia ou na resposta à insulina, sendo então uma alternativa segura para os diabéticos.

Mais uma vantagem da stevia é sua ação positiva nas dietas de emagrecimento, já que permite adoçar preparações e bebidas sem agregar calorias, facilitando assim a geração de déficit calórico.

stevia planta

Segurança:

Por ser um adoçante natural, é considerado seguro e não há contraindicações. Podem ser consumidas por gestantes, diabéticos e crianças. Porém, o ideal é que pessoas com condições específicas de saúde tenham um acompanhamento nutricional.

Muitos adoçantes não podem ser aquecidos, pois as altas temperaturas os tornam quimicamente instáveis, gerando compostos potencialmente tóxicos. Porém esse não é o caso da stevia!

Suas propriedades e segurança se mantém o mesmo após o aquecimento, no qual pode ser usada de forma pura em bebidas frias e quentes e em preparações culinárias como bolos.

stevia

Stevia x intestino:

A stevia é uma excelente opção de adoçante natural para pessoas que convivem com síndrome do intestino irritável, sensibilidades para alimentos mais fermentáveis e distenção abdominal, já que não fermenta e não desencadeará esses sintomas.

Esses sintomas são sentidos por pessoas sensíveis ao poliois. Apesar de serem excelentes adoçantes, isso acontece pois são adoçantes a base de carboidratos e fibras que podem ser fermentados pelas bactérias do intestino, causando alguns desconfortos como gases, estufamento, cólicas e efeito laxativo.

Para esse público, a stevia se torna uma opção de adoçante natural mais indicada e confortável, já que não fermenta e não desencadeará esses sintomas. Ambos são opções seguras e excelentes para adoçar, porém possuem públicos específicos.

 

beijinho

 

Resumão:

– A stevia é um adoçante 100% natural, extraído de uma planta chamada Stevia Reubaudiana

– É um adoçante que não fornece carboidratos ou calorias e tem poder adoçante cerca de 100 a 300x maior que o açúcar

– É uma opção segura para diabéticos, crianças e gestantes

– Muito utilizado em dietas de emagrecimento como forma natural de adoçar com a vantagem de não agregar calorias as preparações

– Se mantém estável e seguro mesmo após aquecido

– Não fermenta no intestino, sendo então uma boa opção para pessoas mais sensíveis a outros adoçantes

 

Gostou? Conheça nossa linha completa de produtos. Todos sem lactose, sem glúten e sem adição de açúcar. Experimente!

Texto escrito por:
Marcela Worcemann 
Nutricionista Esportiva e Plant Based
CRN3: 47052

Nutricionista Marcela Worcemman

Eat Clean

por

Eat Clean