Xilitol: benefícios e aplicações

Tempo de Leitura: 3 minutos Conheça melhor o xilitol, seus benefícios e aplicações e entenda porque ele tem sido tão utilizado atualmente.

Você provavelmente já ouviu falar do Xilitol, mas talvez não conheça tudo a seu respeito e mesmo fique com uma pitada de insegurança de consumir algo com um nome tão diferente! Mas não se preocupe…nesse post vamos explicar tudinho sobre ele!

xilitol

O que é xilitol:

O xilitol é comumente conhecido como um adoçante natural, mas sua classificação correta é poliol. Ele é um carboidrato, de origem natural, que apresenta sabor e poder adoçante muito parecido com o açúcar, porém com menor valor calórico.

Ele é proveniente das fibras de alguns vegetais e frutas, como milho e ameixa. Após sua extração, é transformado e ofertado na forma de um pó branco, muito parecido com o açúcar.

O xilitol não possui aquele gostinho residual amargo encontrado na maioria dos adoçantes, portanto é muito utilizado pela indústria em geral e mesmo em receitas caseiras

Aqui na Eat Clean nós priorizamos ingredientes naturais e saudáveis, portanto o xilitol foi o escolhido para adoçar nossas pastas de castanha e amendoim, sem alterar o sabor e sem agregar uma grande quantidade de caloria aos produtos.

Vantagens do xilitol em relação ao açúcar:

– Possui cerca de 95% do poder de dulçor do açúcar, com sabor muito semelhante e sem gosto amargo residual

– Oferece em torno de 40% menos calorias do que o açúcar

– Possui baixo índice glicêmico, prevenindo picos glicêmicos após seu consumo e sendo mais indicado para diabéticos do que o açúcar

– Não é fermentado pelos microorganismos da flora bucal, portanto não causa cáries, diferente do açúcar

Modo de usar:

O xilitol é muito parecido com o açúcar, tanto em sabor quanto em suas características gerais, portanto pode facilmente substituir o açúcar na maioria das receitas

Como tem poder adoçante um pouco menor do que o açúcar, pode ser que seja necessário aumentar um pouco a quantidade quando for utilizar no lugar do açúcar em receitas tradicionais.

Ele pode ser aquecido sem nenhum problema, mas também pode ser utilizado direto no momento do consumo, adoçando sucos e bebidas em gerais.

adoçante xilitol

Ótimas formas de utiliza-lo são: bolos, muffins, panquecas, caldas, shakes, mingau, entre outros

O único ponto de atenção é que, como se trata de uma fibra, o consumo excessivo pode causar alguns desconfortos intestinais, como estufamento e aumento na formação de gases. Portanto, como tudo na vida, aprecie com moderação!!

Gostou? Conheça nossa linha completa de produtos. Todos sem lactose, sem açúcar e sem adição de açúcar. Experimente!

Texto escrito por:
Marcela Worcemann 
Nutricionista Esportiva e Plant Based
CRN3: 47052

Nutricionista Marcela Worcemman

Eat Clean

por

Eat Clean